saúde

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe por causa de coronavírus

18.395

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Ministério da Saúde vai antecipar a campanha de vacinação contra gripe para 23 de março por causa do coronavírus. O Brasil teve o primeiro caso confirmado da doença na última quarta-feira. O paciente é um empresário de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 de 21 passados. A data inicial da campanha estava prevista para o fim de abril.

Aumenta procura por máscaras e álcool gel em Santa Maria

A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste da capital paulista).

- Antecipamos a campanha, pois esta vacina [contra a gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas de vírus influenza, milhares de vezes mais comuns que o coronavírus - afirmou Mandetta.

O ministro afirmou que, entre um e dois meses após a pessoa ser vacinada, fica mais fácil para profissionais de saúde diagnosticarem o tipo de vírus que um paciente eventualmente possa ter contraído:

- Se a pessoa avisa que foi vacina [contra a gripe], auxilia no raciocínio profissional, para [o médico] pensar em outros vírus.

Como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita do novo coronavírus

Mandetta disse ainda que não somente pessoas acima de 60 anos estarão no alvo da campanha. Em parceria com o governo do estado, o Ministério da Saúde pretende vacinar toda a população carcerária paulista, além dos agentes da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), "para diminuir a circulação epidêmica", dentro de presídios e cadeias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde confirma 24 casos suspeitos de coronavírus no RS Anterior

Ministério da Saúde confirma 24 casos suspeitos de coronavírus no RS

Próximo

Aumenta procura por máscaras e álcool gel em Santa Maria

Saúde